Sistema em crise!

22:13


Como todo sistema tem falhas, tende a entrar em crise ou colapso, como a crise do sistema feudal e colonial.

O sistema capitalista é linear (extração, produção,distribuição, consumo, lixo), e não combina com nosso planeta que é finito.

Na extração, os recursos naturais estão ficando escassos, até hoje foram extraídos 33% dos recursos naturais do planeta e isso está crescendo em um ritmo acelerado. Aqui é onde começa a crise.

Na produção, os recursos naturais são misturados com produtos químicos e transformados em produtos industrializados, onde muitos deles tem toxinas que ainda são nocivas para a saúde ou que ainda não foram testadas. Esses produtos são distribuídos para o mundo inteiro.

O consumo acaba sendo o motor do sistema, onde as pessoas são condicionadas pela mídia a trabalharem muito, assistirem televisão e serem eternas consumistas. E tudo isso é financiado pelas grandes corporações.

E o destino final, onde os produtos vão para o lixo em menos de 6 meses, um processo muito mais rápido comparado a 50 anos atrás.

Se continuar assim o sistema pode entrar em colapso, suponho que a crise do EUA seja o começo, onde o impacto é mundial.

Precisamos mudar para um sistema cíclico e sustentável, um sistema que não desperdiça recursos ou pessoas. Precisamos nos unir. Vão nos chamar de irrealistas, sonhadores, mas irrealistas são os querem continuar pelo velho caminho. A velha forma não aconteceu por acaso. É preciso mudar, investir em energia renovável , produtos orgânicos, zerar resíduos, reciclagem, sustentabilidade e recursos humanos. DEVEMOS criar algo novo. Conto com vocês.

You Might Also Like

14 comentários