Resenha: O Homem sem Grana (Mark Boyle)

10:26

O Homem sem Grana – Vivendo um ano fora do sistema econômico – Mark Boyle

Quem nunca pensou em viver fora do sistema econômico capitalista?
Em junho de 2008, o administrador irlandês Mark Boyle, mais conhecido como “O homem sem grana” e criador da Comunidade Freeconomy, decidiu que no Dia Mundial sem Compras iria abandonar tudo por um ano e viver fora do sistema capitalista. Sem dinheiro, cheque ou cartão de crédito, apenas com um notebook movido a energia solar e um celular, para comunicar ao mundo o desenvolvimento de sua experiência.
 Após algumas compras preparatórias, ele embarcou na aventura de morar dentro de um trailer doado, fixo em um pequenoespaço de terra. Utilizando apenas sanitário compostável, alimentos forrageados e cultivados e um fogão-foguete, Mark desconstruiu todos os hábitos de consumo presentes na atualidade.
o homem sem grana

Com uma narrativa contagiante, ele relata todos os sentimentos, dificuldades e os desafios físicos, emocionais e psicológicos de viver sem dinheiro, passando pelos diferentes tipos de climas. O autor tece diversas críticas ao atual sistema e à alguns problemas que enfrentamos, como as mudanças climáticas e o ‘pico de petróleo’ – que, segundo alguns cientistas, serão extremos. Além disso, Mark dá muitas dicas e conselhos sobre como você pode reduzir a sua dependência do dinheiro, bem como seu impacto ecológico no meio ambiente.
O estilo de vida de Mark Boyle recebeu muita publicidade, positiva e negativa, aparecendo na televisão, rádio e outros meios de comunicação do Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul, EUA e Rússia. Muitos jornais relataram sua rotina, incluindo seus hábitos alimentares e de higiene.
O Homem sem Grana” é um livro muito marcante, principalmente para refletir sobre os problemas atuais do sistema econômico e o real valor das coisas. É uma leitura que vale a pena.
mark boyle

O que é a Comunidade Freeconomy?
É uma comunidade onde você pode compartilhar habilidades, ferramentas e itens com com seus vizinhos. Em 2014, a Comunidade Freeconomy se fundiu com a organização StreetBank, sendo Mark Boyle um dos líderes. Para conhecer mais, acesse: http://www.streetbank.com/
O novo livro de Mark Boyle “The Moneyless Manifesto” já foi lançado, mas ainda não tem versão em Português. Você pode ler online (em inglês) através do site: http://www.moneylessmanifesto.org/
Fotos: The Guardian e Wikipédia

Publicado originalmente em Pipoca com Refri

You Might Also Like

0 comentários