meio ambiente

A Vingança de Gaia

14:35

Esse livro me fez mudar e conhecer melhor as questões ambientais, principalmente sobre energia. Muitas das minhas ideias sobre energia nuclear mudaram. Livro recomendadíssimo, ele mostra como o planeta está doente e necessitando urgentemente de atitudes para frear as mudanças climáticas.

Frase interessante do Livro:

"A ideologia da sociedade industrial, baseada em noções sobre o crescimento econômico, padrões de vida cada vez melhores e fé nas soluções tecnológicas, a longo prazo é inviável. Ao mudarmos nossas ideias, temos que adotar como objetivo uma sociedade humana em que a população, o consumo de recursos, a eliminação dos resíduos e o meio ambiente estejam num equilíbrio saudável.
Acima de tudo, temos que encarar a vida com respeito e assombro. Precisamos de um sistema ético em que o mundo natural tenha valor não apenas para o bem-estar humano, mas para si em si. O universo é algo interno, tanto quanto externo."
Sir Crispin Tickell

Sinopse do Livro:

Um alerta para a Humanidade
Más notícias: o aquecimento global é um processo irreversível, e, para que a Terra não seja inabitável já nas próximas décadas, é bom começar a trabalhar agora para minimizar seus efeitos. Novo lançamento da Intrínseca, A Vingança de Gaia é o alerta de que a Terra pode estar se preparando para tornar a vida difícil para o Homem. Quem avisa é James Lovelock, um dos pais do movimento verde e autor e entusiasta da Teoria de Gaia, que acredita ser a Terra um organismo vivo, que sabe se defender do ataque de parasitas. E, neste momento, avisa ele, os parasitas somos nós, que exploramos sem dó os recursos naturais do planeta e empesteamos a atmosfera com gases poluentes.
Em A Vingança de Gaia, Lovelock não se limita a apontar problemas. Também dá sugestões de soluções, entre elas a polêmica defesa da energia nuclear como um mal menor e uma forma de a Humanidade ganhar tempo. E o tempo, alerta ele, é curto.